31 outubro 2012

Preocupação – O que é essencial?

 
A preocupação tem tomado conta de muitos corações, levando-os a tristeza e a ansiedade. Preocupar-se tem como definição ocupar-se antecipadamente ou ter uma ideia antecipada, o que remete a uma desconfiança e também a uma autossuficiência em nossa relação com Deus.

É um ponto fraco de todo ser humano, uma porta que muitas vezes se abre e nessa abertura o maligno pode entrar com suas mentiras, nos fazendo acreditar que precisamos viver mergulhados na “ansiedade da vida” e nos fazendo esquecer Daquilo que é essencial. Se estivermos firmados no Essencial poderemos até viver mais tranquilos, seguros e em paz, mesmo diante dos problemas.
Muitos hoje vivem mergulhados num mar de preocupações, principalmente em relação ao futuro. Porém, devemos sonhar e dar espaço para que Deus sonhe junto conosco, mas cientes de que somente Ele sabe o que é melhor para nós. Acreditemos nisso, Deus tem o melhor para nós! Talvez aquilo que tanto sonhamos nunca possa vir a acontecer e mesmo que aconteça não temos garantias que será o melhor para nós. Bom é somente a vontade de Deus que é um caminho sem erros. Você já conheceu alguém triste por ter escolhido fazer a vontade de Deus? Com certeza não! Mas você deve ter visto pessoas frustradas por acreditar somente que a sua vontade era o melhor, sem ter a coragem de um dia perguntar para Deus qual era sua vontade. A misericórdia de Deus sempre nos acompanhará, mas nossas decisões determinam as nossas vidas. É preciso fazer escolhas certas! E se nossas escolhas forem fundamentadas na vontade de Deus, seremos com uma casa que é construída numa rocha firme, pode vir o que vier, mas nada derruba essa casa.

É bom salientar que Deus é Aquele que nos dá sempre em abundância e não quer que tenhamos uma vida pequena. O sonho de Deus para nossa vida é uma vida em plenitude. Uma vida transbordante, porém, a preocupação pode ser um empecilho que pode atrapalhar muito nossa caminhada em busca daquilo que é melhor.

Para descobrirmos o que é melhor para nós é preciso a “escuta”. Estar atento aos sinais de Deus em nossa vida. Ter uma vida de oração, ser humilde e não ter medo de encarar nossa verdade. Qual é nossa verdade? Do que realmente sentimos falta?

Não temos resposta para tudo e também não sabemos prever o futuro, mas conhecemos alguém que sabe de tudo, conhece tudo e tem tudo sobre controle em suas mãos – Jesus Cristo! “…todas as coisas subsistem nele” (Col 1,17). Ele já sabe de tudo que é o melhor para nós! Em suas mãos está todo o poder, toda realeza e também nosso futuro. Portanto, resta-nos nos reclinarmos em seu ombro como João – o discípulo amado – e escutar a batida do seu coração e sua voz quem vem nos dizer qual o caminho a ser percorrido para sermos verdadeiramente livres.

É preciso, contudo, escolher a melhor parte! Jesus um dia visitou duas mulheres, Marta e Maria, todas as duas se alegraram com a presença Dele, uma ficou aos seus pés para ouvi-lo, Marta, porém ficou preocupada e disse a Jesus: “Não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a MELHOR PARTE, que não lhe será tirada” (Lc 10, 38-42). É certo que Marta também estava preocupada em servir Jesus, mas diante das nossas preocupações é necessário ser como Maria e escolher a melhor parte que é ficar aos pés de Jesus para que todas as nossas preocupações possam se calar diante Daquele que sabe e quem tem o que é essencial.

Em outra passagem Jesus diz: “Não vos preocupeis com a vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A VIDA NÃO É MAIS que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?”(Mt 6, 25).

Busque a melhor parte, busque o que é essencial – Estar com Cristo – e todas as coisas nos virão por acréssimo.
 
 
Fábio Junior
Postulante da Comunidade Pantokrator