14 janeiro 2013

Crescimento pessoal e humano: um renovar-se a cada dia

Você já teve essa sensação? Que o tempo tem passado tão rápido que mal conseguimos dar conta dos fatos de nossa vida? São tantos compromissos e atividades: trabalho, estudos, família etc… E é até natural que nos envolvamos com tudo isso, mas muitas vezes vivemos como se estivéssemos correndo contra o tempo e toda essa rotina desenfreada faz-nos ter essa sensação.

Um ano já se passou e outro já começou. E você, já conseguiu parar um pouco para refletir à luz do Espírito Santo, sobre como viveu o ano de 2012? Aquilo que conseguiu crescer, amadurecer, alcançar e desenvolver em sua vida? Quais foram os seus fracassos, erros e acertos? Quais foram suas conquistas e alegrias? ” O início de um novo ano  é uma ótima oportunidade para levarmos para prática o que São José Maria Escrivá: “A vida do cristão é um constante começar e recomeçar, um renovar-se a cada dia”.
Somos seres em construção, não estamos prontos, e para saber aonde vamos é preciso identificar onde estamos. Com a chegada de um novo ano Deus deseja reacender em nós a esperança de que somos capazes de nos desenvolver a cada dia e traçar novos planos e objetivos para o nosso crescimento pessoal. Diante disso é necessário que concretamente nós identifiquemos quais são as nossas expectativas e planos para esse ano, quais planos e sonhos trazemos em nosso coração, e ainda, qual caminho devemos percorrer para alcançar nossos objetivos.
Para isso é fundamental traçarmos metas concretas e reais, porque muitas vezes diante da nossa limitação nos perdemos facilmente no caminho e deixamos de avançar e crescer.  Devemos colocar diante de Deus nossas metas e planos, aquilo que precisamos ainda desenvolver e fazer crescer, e  buscar conhecer também quais são os Seus planos e sonhos para a nossa vida, para unirmos os nossos sonhos e planos aos dEle. “Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens”. (Lucas 2,52). Cristo ao se encarnar como homem mostra-nos esta capacidade que temos de nos desenvolver, e de ir em busca daquilo que Deus preparou para nós.

Que assim como Jesus que assumiu em sua vida este processo de crescimento pessoal e humano, nós também possamos assumir, com coragem e determinação, com a certeza de que Ele caminha conosco. E que nesse início de ano, a nossa fé em Deus seja renovada para aderirmos com confiança aos seus desígnios e a sua vontade em nossas vidas.


Bruna Gabriela Silva
Consagrada Comunidade Católica Pantokrator